Como tirar a Segunda Via do Cartão Cidadão

Segunda Via do Cartão Cidadão – O cartão cidadão é um documento que permite a pessoas que trabalham ou já trabalharam registradas terem acesso a benefícios sociais. A administração e emissão do cartão são pela Caixa Econômica Federal

Quando perdemos o Cartão Cidadão ficamos impedidos de ter acesso rápido a serviços como consulta e saques referentes aos benefícios do PIS, Seguro desemprego e FGTS.

Contudo, todo esse transtorno é eliminado a partir do momento que solicitamos a segunda via cartão cidadão. Com a tecnologia existentes nos dias atuais é mais fácil exige pouco requisitos para isso.

Publicidades

Cartão Cidadão

Já faz alguns anos que a liberação do cartão Cidadão aconteceu. Ele é concedido a pessoas que em algum momento de suas vidas receberam algum benefício relacionado ao documento.

É por meio do cartão Cidadão que recebemos serviços sociais como PIS, Seguro desemprego, FGTS entre outros. Quando temos direito, conseguimos realizar a retirada de valores referentes a esses benefícios em agência da Caixa Econômica Federal tanto no atendimento presencial bem como nos caixas eletrônicos.

Nas lotéricas o atendimento é dado com um documento de identificação e o cartão. Por outro lado, não podemos esquecer o acesso a Internet com dados do cartão.

Publicidades

Aos casos em que já fizemos, mas não sabe onde está o seu cartão ou para situações de roubo ou quando o plástico sofreu algum dano podemos pedir a segunda via do cartão Cidadão.

Como tirar a Segunda Via do Cartão Cidadão

Segunda Via do Cartão Cidadão
Segunda Via do Cartão Cidadão

A falta do cartão Cidadão gera muita dor de cabeça se tivermos que direito a algum beneficio, um exemplo é a recente liberação do saque do FGTS 2019. No entanto, essa questão tem solução fácil na maioria das vezes.

Telefone

Publicidades

Tanto a primeira quanto a segunda via cartão cidadão tem opção de ser solicitadas pelo atendimento por telefone da Caixa Econômica Federal.

Entre em contato pelo número de telefone: 0800 726 0207

O horário de atendimento é das 10h às 8h. É importante que você esteja com o número do seu NIS/PIS, CPF e RG. Além de todas as informações para o endereço de entrega, incluindo o CEP.

Caso você não consiga fazer a solicitação do cartão cidadão 2 via pelo telefone, vá a uma agência da Caixa.

Pela Agência da Caixa

A quem não tiver sucesso pelo telefone ou simplesmente preferir se deslocar a uma unidade do banco da Caixa, é fundamental comparecer a agência com documentos em mãos.

Leve a carteira de trabalho, o RG juntamente com o numero do NIS/PIS, caso ainda tenha.

Pela Internet

Infelizmente, esta opção não está disponível para retirar a segunda via.

O que fazer quando o cartão chegar?

A previsão de entrega do cartão cidadão 2 via é de 15 a 30 dias, transcorrido esses 30 dias se o cartão não chegar, você terá de ir diretamente à agência da Caixa para comunicar o não recebimento.

Cadastrar Senha Cartão Cidadão

Logo após a entrega do cartão Cidadão, ligue no número 0800 726 0207 e digite a opção para cadastrar a senha. Em seguida, você terá obrigatoriamente de ir a uma lotérica para validar o cadastro.

Além disso, veja também como solicitar o Cartão Cidadão pela internet!